Facebook
Twitter
Youtube
Discord
Mixer

Xbox Insider Program

O que é o Xbox Insider Program?

O Xbox Insider Program é uma aplicação que está acessível a todos os utilizadores e serve para dar feedback à equipa da Xbox e Microsoft acerca do funcionamento da consola, jogos, aplicações, actividades e muito mais, através de questionários, pedidos, betas, reportação de problemas e outros, bem antes de estas novidades chegarem ao público geral.

Qual a diferença entre membros que estejam presentes nos círculos Alpha, Beta, Delta e Omega?

– Alpha Acesso apenas por convite da Xbox Live a membros Beta ou Delta. Os participantes são os que mais dão feedback, reportação de erros e são especialmente activos nas consolas Xbox One. Recebem updates normalmente 1 mês antes. Há ainda o Alpha – Skip Ahead, uma versão do Alpha ainda mais exclusiva e com actualizações ainda mais cedo. Também apenas por convite.
Número de Updates por mês: 15-20
Uso da banda larga por mês: 60-80GB
– Beta Aberto a todos que são Insiders há pelo menos 3 meses e que tenham pelo menos nível 4 de XP.
Número de Updates por mês: 8-15
Uso da banda larga por mês: 32-60GB
– Delta Aberto a todos que são Insiders há pelo menos 1 mês e que tenham pelo menos nível 2 de XP. Poderão receber updates um pouco antes do seu lançamento geral. Nem todos o terão ao mesmo tempo, sendo que a selecção é feita numa espécie de lotaria.
Número de Updates por semana: ≅ 3
Uso da banda larga por semana: ≅ 12GB
– Omega Aberto a todos. Será usado para testar mudanças menores de updates anteriores. Poderão receber os updates imediatamente antes do seu lançamento geral.
Número de Updates por mês: 1-8
Uso da banda larga por mês: 4-32GB

Como posso subir de estatuto no Xbox Insider Program?

Com trabalho e esforço. Quanto mais feedback deres, mais questionários responderes e em mais actividades participares, maior a probabilidade de subires de Omega para Delta, de Delta para Beta ou de Beta para Alpha. Consulta o ponto anterior para te informares devidamente de como alcançar cada estatuto.

Se me juntar, há alguma parte que poderá não ser do meu agrado?

Ao escolheres fazer parte do grupo dos primeiros utilizadores a receber as actualizações, obviamente que poderás testemunhar falhas no funcionamento da consola, aplicações, jogos, entre outros. Dependendo, claro, se és Alpha, Beta, Delta ou Omega. Quanto mais cedo receberes o update, mais erros poderá ter. Caso haja algum problema, podes e DEVES reportar à Microsoft, para esta poder resolver esses erros antes de lançar a actualização aos restantes utilizadores.

Posso dar feedback sem me submeter a fases de testes de actualizações?

Sim, podes, embora tenhas menos questionários e actividades em que podes participar. Experimentas novas aplicações, funcionalidades e respondes a perguntas dizendo o que achaste. Se subires no estatuto, podes baixar de novo nas definições da aplicação e assim evitar que sejas dos primeiros a ser submetido a testes.

Como posso mudar de círculo ou retirar-me do Xbox Insider Program?

1. Abre a aplicação Xbox Insider Hub.
2. Vai a Insider Content.
3. Ao clicares, aparece uma nova página que te diz o conteúdo disponível para aderires ou aquele ao qual já aderiste (betas, aplicações,…). Na última coluna vai a Xbox One Update Preview.
4. Na página que te aparece, tens do lado direito a opção Manage.
5. Aqui tens a informação acerca da fase da Preview em que te encontras, assim como a possibilidade de tentar descer ou subir de escalão ou simplesmente sair.

Faço partilha digital com outra pessoa. Ela irá tornar-se membro do Preview automaticamente?

Não. Ser-se membro ou não do Insider está na escolha de cada um e os níveis em que se encontram são individuais. É algo independente das contas e/ou consolas, com ou sem partilha digital.

O Xbox Insider Program não é o antigo Xbox Preview Program?

O Xbox Preview Program era exclusivo a membros aceites por convite, que tinham a obrigação de ser participativos a dar feedback senão perdiam o direito. O que motivava as pessoas a participar era poderem ter as novas actualizações com cerca de um mês de antecedência em relação aos restantes não-membros. Hoje, todos podem participar da forma que quiserem, sem obrigações.