Facebook
Twitter
Youtube
Discord
Mixer

Review – Xenon Racer – 7/10

Reviews Xbox One Xbox One X

DATA DE LANÇAMENTO 26 de Março de 2019
ESTÚDIO
3DClouds
EDITORA SOEDESCO
SINGLE-PLAYER ✅
MULTIPLAYER ONLINE ✅
MULTIPLAYER LOCAL ✅

CO-OP ONLINE ❌
CO-OP LOCAL ❌

DLC ❌
CATEGORIA Acção, Arcade, Corrida
PREÇO 54,99€
PLATAFORMA ONDE FOI JOGADO Xbox One X
VOLANTE Logitech G920
OPTIMIZAÇÕES PARA A XBOX ONE X 4K Ultra HD, Xbox One X Enhanced
SITE OFICIAL

por Tiago Ruão
IOverdoneCrownI

Xenon Racer é um jogo de carros ao estilo dos arcade antigos, como Ridge Racer. Xenon Racer passa-se no ano 2029, e a liga de protótipos (WPL) anunciou a todos os fabricantes que 2031 seria o ano de arranque para o primeiro campeonato de carros de levitação magnética. Portanto, no ano 2030, os mais famosos fabricantes de todos os cantos do planeta organizaram um campeonato não oficial para evoluir as tecnologias de futuras corridas. A sua intenção era testar o novo sistema de recuperação de energia ERS e a inteligência artificial que altera a configuração dinâmica dos veículos. Xenon Racer está prestes a começar. Escolhe uma equipa , começa a correr e vence para descobrires o desporto motorizado do amanhã. O futuro começa aqui e agora!

A jogabilidade de Xenon Racer foca-se em fazermos drift para ganharmos vantagem sobre os adversários e assim ganharmos o boost. A vitória resume-se, basicamente, a isto. Aqui, se não fizeres drift, não vais a lado nenhum. Tens 2 formas de fazer drift: usares o travão de mão, ou usar o acelerador para tal, o que, para mim, funciona bem melhor (não uso o travão nem sequer o travão de mão). Xenon Racer suporta volantes, inclusive o meu Logitech G920, mas a condução no jogo é bem difícil e só se tem uma boa experiência com muito treino e até mesmo com carros equilibrados.

Um jogo centrado nesse tema, o de drift ao estilo arcade antigo tipo Ridge Racer, faz-nos logo lembrar uma jogabilidade fácil, só que em Xenon Racer isso não acontece. Em Xenon Racer tens mesmo de dominar o drift e conhecer bem as pistas senão torna-se muito, mas muito difícil ganhares uma corrida, seja ela em modo Easy ou Medium.

Ao princípio notas o teu primeiro carro muito pesado e preso ao chão, mas à medida que vais ganhando corridas, vais desbloqueando novas peças para o carro, e isso ajuda muito na tua condução. Chega até a mudar drasticamente o teu carro. Podes mudar o tipo de pneu, a asa frontal, a asa central e a asa traseira. Tudo isso muda os status do carro, e aí podes ajustar o carro ao teu gosto.

O jogo é super frenético, cheio de velocidade. Para mim, o melhor carro e mais equilibrado depois de mexeres um pouco nele é o RE HB Performance, o de cor azul. A inteligência artificial do jogo é bem lixada para ti, pois basicamente o primeiro classificado raramente comete erros. Isto em dificuldade média! E os restantes fazem de tudo para te atrasar e pôr-te fora da corrida. Com isso, o jogo tem um sistema de danos visuais, e quando acabas a percentagem fazes de novo spawn, mas bem penalizado/a a nível de tempo que perdes. Quando colocas o jogo em modo Hard, aí o jogo fica ainda mais desafiante. E por vezes damos conta que estamos já bem chateados com os adversários por serem tão sacanas.

Em Xenon Racer existem 6 marcas de veículos: Equipe Unique, Vortex Racing, Nasuxu Racing, FHE, RE e AFR Team. Mesmo com 6 fabricantes, existem muitos poucos carros. Por vezes a marca tem 2 modelos de carros, mas de performance diferente e aspecto igual. Existem 6 localizações de provas: EUA, França, Dubai, Canadá, China e Tóquio. Cada localização tem as suas pistas. O modo campeonato é curto, com apenas 37 provas. Cada prova pode ser de corrida única, campeonato, contra-relógio, assalto ao ponto de controlo (com checkpoints) e eliminação.

Quando acabas o modo campeonato desbloqueias o último carro e o modo Edge (modo no limite), com o modo contra-relógio, assalto ao ponto de controlo, eliminação e o modo livre, que é basicamente escolheres o carro, pista, clima e altura do dia. Tens também o modo Fast Race (corrida rápida ) que, como o nome indica, é isso mesmo. Escolhes pista, carro e toca a correr. No jogo tens acesso à tua garagem, onde podes ver os carros que tens desbloqueados e customizares o carro.

Podes jogar a solo, ou contra amigos no ecrã dividido ou no modo online. O modo ecrã dividido perde um pouco de qualidade, mas joga-se perfeitamente, e com menos carros em pista corre melhor. Quanto ao online não consegui sequer testar. Desde que tenho o jogo para análise que estou sempre a tentar jogar online mas não acho sala sequer para jogar. É como se o jogo online estivesse morto.

Os gráficos de Xenon Racer na Xbox One X em 4K são simplesmente brutais, algumas das pistas estão simplesmente deslumbrantes e os efeitos todos durante as corridas são intensos, mas por vezes parece haver uma quedas de frames, o que não ajuda nada mesmo. Já no modo Performance não notas tanto isso e mesmo assim o jogo é muito bonito e super rápido, este modo traz uma dinâmica diferente ao jogo e faz com que corra melhor e te dê um prazer diferente ao jogares.

O som do jogo e dos carros estão aceitáveis, mas o que se destaca é a banda sonora do jogo que ajuda a dar mais impacto e ajudar Xenon Racer a ser um jogo frenético.

Com tudo isto o jogo tinha tudo para ser muito bom, mas tem coisas que faz com que não seja assim. Tem muitos bugs visuais que te afectam a ti e até aos NPCs. Um exemplo disso é quando estamos a repetir várias vezes a pista e ela ocorre ao fim do dia, o ambiente fica roxo. Sim, roxo. Ou seja, os efeitos de luz são roxos e super intensos, e nem nós nem os NPCs conseguem ver a pista. Por vezes fica só assim nas curvas, o que é o mais problemático, por vezes é a pista toda, mais o cenário e até os carros. Mas isso tudo porque estamos a fazer várias vezes a mesma pista. Ainda consegui descobrir como contornar o bug do jogo. Caso aconteça o que mencionei, tenta-se fazer restart de novo ou basta ir ao photo mode e sair, que o jogo volta ao normal, mas isso quebra o ritmo todo.

Por outro lado, uma boa surpresa para mim foi descobrir que o jogo tem idioma PT-PT e PT-BR. Ao contrário da maioria dos jogos que tem apenas PT-BR, Xenon Racer é dos raros casos com idioma PT-PT e nisso acertaram em cheio para os fãs de Portugal.

Seja como for, no fim, Xenon Racer é um jogo divertido, e jogar com os amigos é ainda melhor.

RESUMO

Prós
• Vários modos de jogo.
• Gráficos especulares.
• Um género de jogo que veio refrescar os jogos de carros desta geração.
• Inteligência artificial boa e bem sacana.
•  Customizações de carros e do clima das pistas.

Contras
• Frames drops.
• Poucos carros e pistas.
• Modo Campeonato de pequena duração.
• Imensos bugs visuais que interfere na tua jogabilidade e até na dos NPCs.
 

Pontuação final: 7/10

Xenon Racer é um jogo de carros que veio refrescar o tipo de jogo, mas com os frames drops e os bugs, fica um pouco aquém do que poderia ser.

A equipa do Xbox PT Dummies agradece à SOEDESCO pelo envio do código do jogo para a realização desta review.

Não há votações ainda.

Vota neste artigo

Deixa uma resposta

O teu endereço de e-mail não será publicado.

Tu podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>