Facebook
Twitter
Youtube
Discord
Mixer

Review – F1 2019 – 9.9/10

Reviews Xbox One Xbox One X

DATA DE LANÇAMENTO 28 de Junho de 2019
ESTÚDIO
Codemasters
EDITORA Codemasters
SINGLE-PLAYER ✅
MULTIPLAYER ✅

CO-OP ONLINE ❌
CO-OP LOCAL ❌
 
DLC ❌ 
CATEGORIA Acção, Corridas, Simulador
PREÇO 69,99€ | 79,99€
PLATAFORMA ONDE FOI JOGADO Xbox One X
VOLANTE Logitech G920
OPTIMIZAÇÕES PARA A XBOX ONE X 4K Ultra HD, HDR10, Xbox One X Enhanced
SITE OFICIAL

por Tiago Ruão
IOverdoneCrownI

Poderão ver o nosso gameplay do jogo AQUI.

F1 2019 é o mais recente simulador de Fórmula 1 e, por incrível que pareça, consegue ultrapassar o seu antecedente a alta velocidade, ou seja, consegue aqui um marco e ser ainda melhor que F1 2018. Há mais circuitos, mais carros e ainda poderão fazer desafios com o carro de Senna e Prost, se tiverem o DLC, e até mesmo um campeonato com esses carros. Também melhoraram o desempenho da IA e, com isso, dar uma imersão ainda maior ao jogo, obrigando a aplicação de novas regras. Os gráficos melhoraram bastante e tem pormenores ainda melhores e na Xbox One X está soberbo a alcançar os 4K a 60fps.

F1 2019 enquadra-te como piloto de uma maneira bem diferente. Não és apenas mais um piloto num carro de F1 a competir nos campeonatos para concretizar os teus sonhos ou até mesmo só fazeres a tua personagem e dar-lhe um pouco de vida. É um pouco mais. Começas pelo F2 até chegares ao F1 com os teus companheiros de equipa. Isso mesmo! Assim, dá uma dinâmica diferente ao jogo.

Nos F2 terás de fazer certos objectivos para conseguires acabar a época em grande e teres a oportunidade de te aceitarem no F1. Depois desse enorme desafio, poderás escolher a equipa para onde queres entrar e, com isso, tens uma grande ajuda da tua manager, a pessoa que te ajuda com os contractos, etc. Apesar de ser a mesma personagem do F1 2018, tal como até a entrevistadora, é como se fossem novas, pois tu vens dos F2. No fundo, o piloto que és agora não é o mesmo do ano passado e o caminho é outro. Uma reciclagem de personagens que não é bem uma reciclagem.

As entrevistas rápidas trazem algo novo. Certas respostas que vês não as podes dar ainda. Terás de ter mais nome na equipa e seres reconhecido antes de as fazer. Também, depois das entrevistas rápidas, a tua manager envia-te as resposta das entrevistas dos teus adversários e com isso podes ver o que eles pensam de ti. Cada vez que terminares uma corrida em primeiro lugar, não te esqueças de ir ao teu e-mail dentro do jogo para receberes a taça da corrida. Esse e-mail tem também outras funções, como receber informações.

O jogo tem ainda um visual ainda melhor, com gráficos ainda mais refinados, seja nos carros, pilotos, pits stops e nas entrevistas. Mas o que mais se destaca são os efeitos climatéricos. Por exemplo, de noite e com nevoeiro, os postes luminosos têm todos uma sombra com um efeito de luz fantástico. A chover também é incrível. Simplesmente muito bom. E com a Xbox One X a chegar aos 4K60fps ainda melhor. Seja de que maneira for, não tens quedas de frames. Logo isso traz uma imersão ainda maior no jogo. Seja em gráficos ou em performance, de longe esta é a melhor versão a ser jogada nas actuais consolas.

A jogabilidade melhorou bastante nos carros F1. Está brutal com a fluidez do jogo e parece magia, e quando vamos para os carros de F2 ou mesmo com os clássicos conseguimos sentir bem a diferença uns dos outros.

Em F1 2019 melhoraram ainda mais a IA, permitindo que tiremos o melhor partido do jogo e melhoremos bastante também em pista. É a dificuldade da IA que nos faz melhorar. Além da actualização da IA, veio também a actualização que trouxe as novas regras dos F1, como esperado.

Nas treinos, terás os testes normais que se faz: quanto é que o carro gasta de combustível e onde poderás poupar, que tipo de pneus irás usar e os traços da pista onde poderás poupá-los mais, entre outras componentes. Tu crias a tua própria estratégia para ganhares a corrida e podes fazer ajustes ao teu carro para te adaptares melhor à pista. Com isso deram um novo aspecto ao jogo e tornando-o ainda mais interactivo.

Quando acabas uma corrida ganharás pontos. Esses pontos servem para fazeres novas partes para os carros e melhorares essas mesmas partes e até mesmo aumentares o desempenho e a durabilidade delas. Tal e qual como no F1 2018, acontece o mesmo em F1 2019. Se treinas demasiado tens certas consequências. Se puxas muito pelo carro quando não deves, podes danificar o turbo, e se decidires mudar o turbo antes da corrida, levas uma grande punição e, com isso, a tua corrida pode estar bem dificultada. Isto funciona para qualquer peça e até mesmo algo que faças nos treinos ou na qualificação. Antes dos treinos, aí sim, deves trocar as peças todas para assim teres o máximo de desempenho.

Entre os treinos ou depois das corridas, por vezes aparecem desafios que podes aceitar. Esses desafios podem ser variados, em nada contam para o campeonato, mas ajudam a elevar o teu nome dentro da equipa e dentro do F1. Se não aceitares, não tem mal. Poderás fazer isso separadamente.

F1 2019 traz o 2018 FIA Formula 2 Championship, um modo de um campeonato de F2 onde poderás saber como é correr com um F2 e quais os pilotos que estão nesta categoria. Funciona da mesma maneira que o campeonato de F1, mas sem a parte de poderes mandar fazer novas peças ou até mesmo melhorares a durabilidade delas. Também não podes treinar a tua estratégia antes da corrida, como o quanto irás gastar de combustível e por aí fora. A única coisa que podes fazer é mexer no carro à vontade e fazeres o teu próprio setup. É nu e cru nesse aspecto.

Tens ainda os modos Grand Prix, Championships e Time Trial. No Grand Prix podes fazer os teus campeonatos da maneira como tu queres e com todas as equipas de F1 e de Clássicos e F2, e até podes fazer um grande campeonato com o carro do Senna (1990 McLAREN MP4/5B) e com o do Prost (1990 FERRARI F1-90). Quando utilizas o modo Customisation podes personalizar o teu carro para o multiplayer usando as skins do Senna ou Prost e o mesmo se passa para o teu piloto. E podes mudar o teu Badget também.

O modo Championships traz vários tipos de campeonatos já pré-definidos que terás que ganhar, como o 2019 FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIPS, CLASSIC CHAMPIONSHIP, LEGENDARY TRACKS CLASSIC, entre outros. Dentro do modo Championships, podes também fazer os INVITATIONAL EVENTS, que são os eventos que te aparecem de vez em quando no modo história. Aqui poderás fazê-los livremente. Por fim, temos o modo LEGENDS: SENNA VS POST que é composto por vários desafios, como o CHECKPOINT CHALLGENGE, OVERTAKE CHALLENGE, entre outros. Isto, claro, dentro do DLC.

Os desafios com o Senna ou o Prost são algo diferentes. Enquanto jogava com o piloto Senna não conseguia usar as patilhas do meu volante, logo tive de usar a manete de mudanças. Felizmente, estes carros só têm até à 6ª mudança, mesmo à tangente para mim, mas se jogar com o Prost já posso usar as patilhas. Ou seja, se quiserem jogar este DLC com volante, terão de ter a manete, pois no caso do Senna não dá para usar as patilhas.

O modo Time Trial, como o nome indica, consiste em bater tempos, para vermos onde somos melhores e usarmos isso até mesmo para treinarmos livremente nos F1, Clássicos ou F2. Temos também as Weekly Events (desafios semanais), com vários tipos de ligas para nos juntarmos e corrermos contra outras pessoas. No multiplayer podemos encontrar isto e fazer corridas casuais ou de ranking. Temos também o F1 Esports que diz tudo no jogo, como as regras. Convém sempre estarmos atentos. O modo Theatre que reúne os momentos que fizeste em cada pista e que se destacam, sejam bons ou maus. No modo Showroom podemos ver os carros de todos os pilotos, sejam eles das classes F1, Clássicos ou F2, e com isso termos informações mais detalhadas.

O jogo está maravilhoso, porém existe um bug visual que me aconteceu mais que uma vez, a jogar sozinho e até a jogar em Livestream, e só resolvo fechando o jogo e voltar a abrir. O ecrã do jogo começou a ficar preto do nada, como uma infecção visual no ecrã que se espalha até deixar de ver a pista. Meti em pausa e fiz restart, mas o bug continuou e foi ainda mais rápido, como se as trevas não quisessem que ganhássemos a corrida. Depois de fechar o jogo e voltar a iniciar isso desapareça, mas voltou a acontecer pelo menos mais duas vezes até agora, na campanha, e sempre aconteceu em corrida na primeira ou segunda volta. É um bug que chateia, não influenciando nada, mas espero que nunca ocorra online. Fora isso, o jogo está melhor do que nunca! 

RESUMO

Prós
• Melhor F1 de sempre, com isso conseguiu superar o jogo anterior da série.
• Uma jogabilidade espantosa.
• Mais carros clássicos e pistas.
• O modo LEGENDS: SENNA VS POST.
• O modo História está ainda melhor e mais imersivo.
• Os gráficos e o som são simplesmente maravilhosos.
• Gráficos a 4K60fps sem qualquer queda de frames, seja em que situação for.
• Melhoria na IA e as novas regras de F1.

Contras
• Bug que deixa o ecrã preto e só se resolve ao fechar o jogo e voltar a iniciar.
• Campeonato de F2 um pouco nu e cru, não dá para fazer nem metade do que se pode na campanha do F1.
• O som de quando tens o motor ou turbo danificado é exactamente igual ao do carro em plenas condições, embora se note bem o dano na prestação do carro.
• As animações nas entrevistas rápidas estão aceitáveis, mas poderiam estar melhores, embora não seja realmente importante neste estilo de jogo. 

Pontuação Final: 9.9/10

Melhor do que F1 2018, o que parecia ser difícil de acontecer!

A equipa do Xbox PT Dummies agradece à Codemasters e Ecoplay pelo envio do código do jogo para a realização desta review.

5/5 (2)

Vota neste artigo

Deixa uma resposta

O teu endereço de e-mail não será publicado.

Tu podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>