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Review – DiRT Rally 2.0 – 8.5/10

Reviews Xbox One Xbox One X

DATA DE LANÇAMENTO 26 de Fevereiro de 2019 
ESTÚDIO
Codemasters
EDITORA Codemasters
SINGLE-PLAYER ✅
MULTIPLAYER ✅

CO-OP ONLINE ❌
CO-OP LOCAL ❌

DLC ❌
CATEGORIA Corrida, Desporto, Simulação
PREÇO 69,99€ | 89,99€
PLATAFORMA ONDE FOI JOGADO Xbox One X
VOLANTE Logitech G920
OPTIMIZAÇÕES PARA A XBOX ONE X 4K, HDR10, Xbox One X Enhanced
SITE OFICIAL

por Tiago Ruão
IOverdoneCrownI

DiRT Rally 2.0 é o novo jogo de rally que temos na actualidade, com grafismo impressionante e uma condução realista, do qual podes desfrutar jogo mesmo tendo um comando, pois consegues jogar e teres bons tempos com ele. É um jogo pensado para todos os jogadores e não pensado só para quem tem um volante e os respectivos acessórios que tornam a experiência de rally mais intensa. Embora tenha experimentado com volante, não tive a oportunidade de desfrutar a experiência como deve ser, pela falta de travão de mão.

O jogo desafia-te a jogares em locais de rallys icónicos na Nova Zelândia, Argentina, Espanha, Polónia, Austrália e E.U.A. (New England), e com isso só podes contar com a tua destreza , skills e intuição. Tem o campeonato mundial de rallycross oficial da FIA, com os super carros licenciados. Podes criar a tua equipa, desde o piloto, que tem as suas skills, e a tua tripulação desde mecânico a engenheiro mecânico, de acordo com as características das corridas dos campeonatos e do modo online.

DiRT Rally 2.0 oferece-te mais de 50 carros dos mais poderosos super carros todo-o-terreno que podes conduzir por paisagens deslumbrantes e ao mesmo tempo aterradoras, pois um erro pode colocar-te logo fora da competição. Tens 6 locais reais no modo Rally, na Nova Zelândia, Argentina, Espanha, Polónia, Austrália e E.U.A. todas elas lindíssimas e com a sua dificuldade. Para mim, a mais bela e divertida é a da Nova Zelândia, dos melhores locais reais de rally. Contudo, infelizmente, não existe um rally de Portugal, apenas rallycross. Quem sabe se não irão lançar mais campeonatos e um deles seja o rally icónico de Portugal?

Neste jogo irás sentir qualquer piso da estrada e o som é magnífico. Poderás ouvir a gravilha se for densa a bater por debaixo do carro, se o motor está a responder bem e até mesmo a suspensão a bater na chapa ou a seco. Terás a melhor experiência a nível de condução e realismo das provas.

O jogo oferece também experiência no campeonato oficial de Rallycross e aqui temos a tão famosa pista portuguesa de Montalegre. Neste modo poderás conduzir também em Barcelona (Espanha), Mettet (Bélgica), Lohéac Bretagne (França), Trois-Rivières (Canadá), Hell (Noruega), Höljes (Suécia) e Silverstone (Reino Unido), nas mais variadas séries. Poderás sempre afinar o teu carro antes das provas, o que dá imenso jeito.

Tens também eventos normais para se fazer e os eventos Diários, Semanais e Mensais, que incluem classificações mundiais e eventos. Mas mesmo assim o jogo tem falta de conteúdo, pois no modo de Rally Histórico começas com a classe H1, H2 ou H3, as Lendas de RWD, quando acabares os eventos/campeonato passas para os anos 80 com os H2, mestres dos FWD, H3 Série RWD ou o Famoso Group B que toda a gente conhece. Depois passas para os Clássicos Modernos com o famoso Group A  ou a Serie NR4/R4 ou o Rally GT RWD, com carros Aston Martin V8 Vantage GT4 ou o Porche 911 RGT Rally Spec. Depois deste campeonato vamos para o final chamado de “Contemporâneo”, com os carros de R2 e R5, que são os que estamos habituados a ver nesta era e o Rally Superserie Rally GT, composto pelo Ford Mustang GT4 e o Chevrolet Camaro GT4-R.

Com isto os campeonatos de cada série tornam-se um pouco cansativos e repetitivos, pois tens poucos locais de rally que em 2 séries já começas a saber as pistas de cor. Claro que cada classe traz um novo desafio, mas falta algo. E dependendo da classe que utilizas, os campeonatos começam de forma diferente, ou a mesma pista mas a chover, ou de noite, etc.

Um ponto importante é que antes de ires correres, indicam o tipo de piso, esteja molhado ou não, e a que horas começa a corrida. Por vezes, 20h00 na nossa hora é de noite. Mas não quer dizer que o seja. Por isso tenham cuidado, não queiram ir para uma pista sem luzes, pois na pista irá ser um desastre e com isso o campeonato pode estar arruinado.

Um aspecto menos positivo é que se acabares uma prova com um pneu arrebentado, o jogo automaticamente irá repor o pneu no loading. Mas, por exemplo, no campeonato de Espanha, se fizeres uma prova com o piso seco e logo na próxima pista estiver a chover e não teres o ponto de paragem e teres pneus de pista seca repostos automaticamente pelo jogo, podes ter certeza que essa prova é para esquecer. Neste modo, não te esqueças que sempre que houver um pouco de paragem e possas reparar o carro muda também os pneus, pois eles gastam-se e poderás afinar (tuning) para as provas que se seguem.

Encontrei uns bugs visuais pelo jogo, mas nada de especial. Não interferem com a tua experiência e são difíceis de detectar. Por exemplo, numa pista rápida se fizeres uma curva para a direita, depois de a fazer, ao fundo do cenário iras ver uma montanha a tremer durante 1 a 2 segundos. Depois estabiliza. Ao fim de várias horas horas seguidas a jogar apareceu me o primeiro freeze no jogo. Este não me deixava ir à dashboard da consola e tive que forçar a consola a desligar-se. Mas isso aconteceu-me depois de acabar uma pista e clicar sempre no A para avançar para a próxima. Felizmente, o progresso ficou salvo e não tive de repetir a prova.

Outra coisa que provoca freezes no jogo é na pista Las Juntas. A chover de noite e a percorrer a pista no sentido inverso, quando tentava fazer um screenshot usando as funcionalidades da consola, o jogo freezou e aí tive de começar de novo. Mas como os loadings do jogo são bastantes rápidos acaba por não ser tão aborrecido quando isso acontece. Já no modo Rallycross, acontece o mesmo, mas só quando acabas os campeonatos (as 6 provas de cada pista), o que não tens de voltar a fazer. Aconteceu-me isso 4 vezes, uma delas foi na última prova da última pista quando a multidão estava a celebrar na cutscene. Tentei fazer um screenshot e o jogo fez freeze de novo.

Existem 8 pistas no Rallycross, como disse acima, mas torna-se muito repetitivo. Cada pista terá de ser percorrida 6 vezes, em que tens de fazer uma volta Joker, mas se fizeres falsa partida tens uma volta Joker extra para fazeres. Não é permitido cortares a pista mais que uma vez senão és desclassificado/a. Aconteceu-me fazer isso uma vez e aconteceu isso uma vez a um IA.

Um ponto importante é que neste modo podes andar à cacetada com os adversários. Não penses que isso é jogo sujo, pois os adversários irão usar isso contra ti, mas o pior é que mesmo tu tendo o carro mais pesado irás sempre perder os confrontos… As 2 últimas corridas são de 6 voltas. Isto é sempre assim para todas as outras corridas.

O multiplayer no modo Rally és apenas tu mais 8 pessoas a disputar o campeonato, muito parecido com o modo offline. Irás ser só tu em pista e tens uma barra de lado esquerdo com o nome das pessoas e onde elas estão para saberes se estão longe ou não. Seria bom esse conceito ser um pouco diferente, como acontece no rally, onde cada um parte com um tempo diferente, e se alguém fosse mais lento ou tivesse um acidente, víamos a outra pessoa e podíamos ultrapassá-la. Coisa que não acontece. Já no multiplayer do RallyCross as coisas são diferentes. Estamos todos lá corpo a corpo, mano a mano, para disputarmos a prova. Assim torna-se um pouco mais interessante e competitivo.

Poderás comprar carros e venderes carros, pois para participares nos eventos diários semanais e mensais precisas de comprar carros específicos. O som do jogo é espectacular, como já disse, consegues ouvir tudo e mais alguma coisa e mesmo de comando consegues jogar muito bem e sentir cada prova no seu diferente aspecto. O grafismo do jogo é fabuloso e a sensação de velocidade está muito boa também. Se conduzires ao veres o capô do carro, vais sentir bem isso. Contudo, carros do Group A e B parecem bem mais rápidos que do Group R5.

Porém, o jogo fica muito aquém com a falta de conteúdo e a sensação de falta de qualquer coisa no modo Histórico Rally, que não passam de umas meras pistas e campeonatos que temos de fazer para poder usar outros carros, nada mais.

RESUMO

Prós
• O grafismo do jogo está fabuloso.
• O som do jogo é de qualquer coisa como fenomenal.
• Consegues sentir as diferentes variações de cada piso.
Loadings super rápidos.
• Modo multiplayer no modo Rally e Rallycross.
• Modo Contra Relógio.
• Podes criar os teus eventos de Rally e Rallycross e jogares com os teus amigos.
• Rankings Mundiais.

Contras
• Poucos campeonatos.
• Alguns carros icónicos ficaram de fora. 

• O jogo sofre de alguns freezes, alguns obrigando a desligar a consola.
• Alguns erros técnicos, como substituir o pneu rebentado automaticamente para a próxima prova, mas não deixar substituir os pneus se a prova seguint for à chuva.
• No modo RallyCross o teu carro parece papel em relação ao adversário, mesmo tu tendo o carro mais pesado.
• No modo Multiplayer no Rally parece que estás a jogar offline.

Pontuação final: 8.5/10

Um jogo que te oferece uma jogabilidade de outro mundo mas que fica aquém com a falta de conteúdo e com freezes.

A equipa do Xbox PT Dummies agradece à Codemasters e Ecoplay pelo envio do jogo para a realização desta review.

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1 comentário

  1. Para não dizerem que nao li, deixa aqui a prova! 😛

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