Facebook
Twitter
Youtube
Discord
Mixer

Review – Aces of the Luftwaffe – Squadron – 7/10

Reviews Xbox One

DATA DE LANÇAMENTO 24 de Julho de 2018
ESTÚDIO Handy Games
EDITORA Handy Games
SINGLE-PLAYER ✅
MULTIPLAYER ❌

CO-OP ONLINE ❌
CO-OP LOCAL ✅

DLC ✅
CATEGORIA Ação, Bullet Hell, Shoot’em Up
PREÇO 14,99 €
PLATAFORMA ONDE FOI JOGADO Xbox One
OPTIMIZAÇÕES PARA A XBOX ONE X ❌
SITE OFICIAL

por Nuno Soares
NhexTurtle

Aces of the Luftwaffe é um Top Down Shoot’em Up, inspirado em clássicos como 1942 ou Aero Fighters. O jogo tem como base um cenário de história alternativa em que uma organização secreta alemã, conhecida com o nome titular do jogo, invade os EUA no ano de 1946. O jogo decorre ao longo de 5 cenários, cada um dividido por 5 missões e 6 lutas contra bosses. 

Até aqui nada de novo na fórmula, mas a Handy Games decidiu investir em algumas inovações. Entre elas merecem destaque as sub-missões, que podem ser desde reabastecer tropas, a afundar submarinos inimigos. Destaque também para o conceito do esquadrão, onde controlamos 4 pilotos que trabalham em conjunto para superar a adversidade. Cada piloto tem o seu próprio calcanhar de Aquiles, por exemplo, um tem medo de alturas e, em missões onde é necessário a equipa aumentar a altitude, o mesmo sai de cena. Esta é também a minha primeira crítica ao jogo, em todas as situações onde o problema de qualquer piloto surge, parecem ser pré-programadas, não dando espaço para que seja a skill do jogador a evitar que aconteçam. 

A jogabilidade é surpreendentemente fluída. Podemos escolher entre 3 níveis de dificuldade diferentes sendo que aqui o jogo poderá agradar a uma ampla variedade de jogadores. Os controlos respondem bem e nunca parece que estamos a seguir um caminho demasiado fácil, nem demasiado difícil. A Handy Games soube exatamente equilibrar a dificuldade do jogo, para que não fiquemos adormecidos, mas também que não fiquemos frustrados por não conseguir passar da primeira missão. Aqui devo apontar um ponto de melhoria. O background de cada nível é ofuscado de certa forma para simular a ideia de altitude. Sendo que a ideia gráfica é inteligente, em termos de jogabilidade confundimos baterias anti-aéreas por  mais um edifício do cenário.

Aproveitando a deixa para falar sobre os gráficos. O que posso dizer é que funcionam na sua globalidade. Não esperem nada de  transcendente ou super detalhado. O background dos níveis, por exemplo, é sempre o mesmo, em rotatividade. Apercebi-me disso quando, depois de chegar ao final de uma missão, reparei que em terra estava o mesmo objetivo que conclui no início da missão. Já no som não consigo ultrapassar o facto de os nossos americanos falarem inglês com sotaque alemão. É constrangedor e muito forçado, se não foi possível contratar atores americanos, então era preferível poupar o dinheiro do voice over e manter apenas o diálogo em texto.

Sobre algumas das features secundárias do jogo, tenho de elogiar a inclusão de alguns elementos que aumentam a sua longevidade. Em primeiro lugar, o modo cooperativo local. Nada como um shoot’em up para ligar aquele segundo comando que está lá por casa a apanhar pó. Durante cada missão apanhamos também alguns pontos de power up que melhoram a performance de cada um dos nossos pilotos. Ao longo do jogo desbloqueamos também novos aviões para  usar, incluindo assim um elemento que nos pode fazer voltar ao jogo. Se isto não for suficiente, podemos sempre adquirir o seu DLC NEBELGESCHWADER, com 25 missões adicionais, onde tomamos controlo de uma esquadra alemã. É, para mim, claro que a Handy Games se dedicou a lançar um produto de qualidade e penso que o conseguiram. Se gostam de shoot’em ups recomendo que tenham este debaixo do vosso radar.

RESUMO

Prós
• O combate baseado em esquadrão
• O coleccionismo de aviões
• Uma abrangente campanha com um total de 25 níveis e 6 bosses
• Os sub-objetivos de cada missão

Contras
• O voice over
• Os cenários aborrecidos

Pontuação final: 7/10

É um jogo para apreciadores do género e que vale a pena se o conseguirem apanhar numa promoção.

A equipa do Xbox PT Dummies agradece à Handy Games pelo envio do código do jogo para a realização desta review.

Não há votações ainda.

Vota neste artigo

Deixa uma resposta

O teu endereço de e-mail não será publicado.

Tu podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>