Phil Spencer revela mais pormenores das especificações da Xbox Series X

Catarina Ferreira

Hoje, o chefe do departamento de gaming na Microsoft, Phil Spencer, partilhou no Xbox Wire algumas novidades acerca da Xbox Series X e o que os jogadores e criadores podem esperar da primeira consola da nova geração! Algumas informações já eram conhecidas, como os 4K nativos a 60fps e até 120fps, SSD de próxima geração (tornando a consola 40x mais rápida que as actuais), ray tracing acelerado, capacidade para suportar 8K e muito mais, como o suporte para jogos das 3 gerações anteriores (livraria da Xbox One e jogos retro-compatíveis da Xbox 360 e Xbox), ou o ano de preparação entre gerações, que nos permitirá jogar os novos exclusivos na família Xbox One!

Enquanto aguardamos preço, data de lançamento e jogos que acompanharão o seu lançamento, a equipa da Xbox parece ir revelando algumas novidades. Desta vez, contamos com mais algumas especificações.

“(…) para muitos de nós, nada é mais inspirador do que o amanhecer de uma nova geração de consolas. – afirma Phil Spencer na Wire. “Na Xbox valorizamos sermos abertos e transparentes convosco, e estou orgulhoso de poder partilhar detalhes sobre algumas das tecnologias que vamos permitir para a próxima geração, e mal posso esperar para partilhar mais ousadamente à medida que nos aproximamos da E3.

BALANÇO SUPERIOR DE PODER E VELOCIDADE:

“A Xbox Series X representa um equilíbrio superior de poder e velocidade em design de consola, avançando em todas as frentes tecnológicas para entregar mundos incríveis, dinâmicos e vivos. (…) Poder bruto é apenas parte da história:” 

  • Processador Customizado de Nova Geração: A Xbox Series X é a consola da Microsoft mais poderosa de sempre, alicerçada pelo processador customizado, com o mais recente Zen 2 da AMD e arquitecturas RDNA 2. Garante um poder de processamento quatro vezes superior a uma Xbox One, permitindo que os developers contem com um desempenho de 12 TFLOPS de GPU (Graphics Processing Unit) – o dobro da Xbox One X e mais de oito vezes da Xbox One original.
    O que isto significa? Framerates mais altos, mundos maiores e mais sofisticados, uma experiência imersiva como nunca vista numa consola de videojogos.
  • Variable Rate Shading (VRS): O formato de VRS patenteado da Microsoft dá aos developers o poder para utilizar, da forma mais eficiente possível, o desempenho total da Xbox Series X. Em vez de utilizar ciclos de GPU, de forma uniforme, para cada pixel singular, podem priorizar efeitos individuais em personagens específicas durante o jogo, ou objectos importantes no ambiente de jogo.
    Isto resulta em framerates mais estáveis e maior resolução, sem impacto na qualidade de imagem final.
  • DirectX Raytracing Acelerado por Hardware: Será possível recriar ambientes mais dinâmicos e realistas, alimentados por DirectX Raytracing acelerados por hardware – a primeira vez realizado numa consola de videojogos.
    Isto significa iluminação aproximada à realidade, reflexões precisas e uma acústica realista, em tempo real, enquanto se explora o mundo no jogo.
O grande exclusivo de lançamento da Xbox Series X continua a ser Halo Infinite. O que será que a 343 Industries nos reserva?

IMERSÃO NUM INSTANTE:

“A próxima geração de consolas será definida por mais jogabilidade e menos espera. (…) a equipa analisou todos os passos entre jogador e jogo, desde o comando à consola ao ecrã, e perguntou como poderíamos torná-la mais rápida.”

  • Alojamento SSD: Com o novo SSD de nova geração, praticamente todos os aspectos relacionados com o jogar videojogos foi melhorado. Os mundos estão maiores, mais dinâmicos, e carregam o jogo com velocidades surpreendentes.
    É realmente rápido.
  • Resumo Rápido (Quick Resume): A nova opção Quick Resume permite-nos continuar vários jogos a partir de um save suspenso quase instantaneamente, o que coloca o jogador exactamente onde estava e no que estava a fazer, sem ser necessário esperar por ecrãs de carregamento longos.
    Menos ecrãs de carregamento!
  • Dynamic Latency Input (DLI): A Microsoft está a optimizar a latência na canalização entre o jogador e a consola, começando com o Xbox Wireless Controller, que aproveita a alta largura de banda, incluída no protocolo de comunicação wireless quando conectada com a consola.
    Com DLI, os controlos conseguem ser ainda mais precisos e responsivos.
  • Inovação com HDMI 2.1: A parceria com o fórum HDMI e os produtores de TV, permite que a Microsoft garanta a melhor experiência de jogo através de funcionalidades como o modo Auto Low Latency (ALLM) e o Refresh Rate Variável (VRR). ALLM permite que a Xbox One e Xbox Series X se conectem automaticamente ao modo de latência mais baixo. VRR sincroniza a refresh rate do ecrã com a refresh rate do jogo, mantendo visuais o mais suave possível.
    Lag mínimo e experiência de jogo mais responsiva.
  • Suporte 120 fps: Com suporte até 120 fps, a Xbox Series X permite aos developers ultrapassar os 60 fps habituais em favor dum realismo cada vez mais elevado ou acção cada vez mais acelerada.
    Experiência de jogo mais autêntica!
Facilmente um dos títulos mais antecipados da próxima geração, Senua’s Saga: Hellblade II demonstrou as capacidades da Xbox Series X e deixou toda a gente de boca aberta!

A PRÓXIMA GERAÇÃO DE COMPATIBILIDADE DE JOGOS:

“Os benefícios da próxima geração de consolas estendem-se em todas as direcções (…)”

  • Quatro gerações de jogos: Os jogos que já existem para Xbox One, incluindo jogos retro-compatíveis da Xbox 360 e Xbox original, terão ainda melhor aspecto e serão desfrutados ainda melhor. Os vossos jogos favoritos, incluindo títulos no Xbox Game Pass, irão beneficiar de framerates mais sólidos, tempos de carregamento mais rápidos, bem como resolução melhorada e uma maior fidelidade visual – sem qualquer tipo de trabalho pedido aos developers.
    Jogos Xbox One, e Xbox 360 e Xbox (retrocompatíveis) também serão jogáveis na Xbox Series X.
  • Smart Delivery:  Esta tecnologia permite que, ao adquirir um jogo, os jogadores saibam que, quer estejam a jogá-lo na Xbox One ou na Xbox Series X, estão a jogar a versão mais correta de acordo com a Xbox utilizada. A Microsoft está comprometida em garantir que todos os títulos exclusivos da Xbox Game Studios, incluindo Halo Infinite, estarão abrangidos pela Smart Delivery, garantindo que não importa qual a Xbox utilizada, a versão do jogo será sempre a melhor disponível. Esta tecnologia está disponível para todos os criadores e editoras, que poderão utilizar nos seus títulos para Xbox One que saiam mais tarde para a Xbox Series X.
    Joga a melhor versão, seja onde estiveres!
  • Xbox Game Pass: Para além dos jogos pertencentes a quatro gerações de consolas, o Xbox Game Pass continuará a disponibilizar os jogos first party, como Halo Infinite, disponíveis no dia do lançamento.
    O serviço continuará na próxima geração.
4 gerações de consolas jogáveis na Series X!

Sem dúvida é muita informação. Para terminar, Phil Spencer afirmou que mal podem esperar para partilhar mais detalhes sobre a nova Xbox com os fãs nos próximos meses.

Como vai esse entusiasmo?

Não há votações ainda.

Vota neste artigo

Deixe uma resposta

Next Post

Games with Gold de Março 2020 foram revelados!

Já ansiavam? Não esperem mais! Eis os jogos oferecidos no mês de Março: Xbox One – Batman: The Enemy Within – The Complete Season (14,99€) de 1 a 31 de Março. – Shantae: Half-Genie Hero (19,99€) de 16 de Março a 15 de Abril. Xbox 360 – Castlevania: Lords of Shadow 2 […]