Departamento gaming da Microsoft quebra recordes com Xbox Live e Xbox Game Pass

Catarina Ferreira

Desde que o Xbox Game Pass entrou nas nossas vidas, que o departamento da Xbox quebra recordes todos os anos. Com a sua extensão para o PC, o aumento de utilizadores do serviço e da Xbox Live era esperado. Mesmo assim, os números surpreendem!

No 3º trimestre do ano fiscal 2020, como podemos ver no relatório já publicado, as receitas do departamento de gaming continuam estáveis, com um decréscimo de 1%, sendo que o conteúdo e serviços da Xbox aumentou 2%. Nos últimos relatórios, tem havido sempre um mínimo de descida ou subida neste campo.

Mas é no webcast habitual que Satya Nadella, CEO da Microsoft, revela números impressionantes. O serviço Xbox Game Pass conta com mais de 10 milhões de subscritores em 41 países. Pode parecer pouco se considerarmos a população em Portugal, mas são 10 vezes mais que os últimos números da PS Now, que contava com 1 milhão de subscritores em Outubro de 2019. Sim, o Xbox Game Pass está espalhado pela Xbox One e Windows 10, mas surgiu apenas em 2017 (no PC em 2019), ao passo que a PS Now chegou em 2014.

O serviço tem sido elogiado pela indústria, especialmente nos últimos meses com adições como The Surge 2, Football Manager 2020, Deliver Us The Moon, e o iminente Red Dead Redemption 2.

Já a Xbox Live, que engloba não só a Xbox One e a loja Windows, como também Steam, dispositivos móveis e outros, cresceu de uma maneira impressionante, com 90 milhões de utilizadores activos, +42% em relação aos dados divulgados no 4º trimestre de 2019 (menos de um ano), que apontavam pelos 65 milhões.

Já o xCloud, começa a revelar o seu sucesso, com “dezenas de milhares” de utilizadores no Cloud Streaming, que ainda está apenas disponível em 7 países, com 8 a juntar-se em breve.

Desde Março 2020, membros Xbox Game Pass fizeram mais de 23 milhões de novas amizades!

Após os impressionantes números, o próprio chefe do departamento, Phil Spencer, revelou mais dados que mostram a influência e impacto da Xbox no mundo. De acordo com o próprio, num artigo da Xbox Wire, desde Março que os membros do Xbox Game Pass adicionaram mais de 23 milhões de amigos na Xbox Live, representando um crescimento de 70% nas amizades feitas online. Os membros do serviço têm também jogado o dobro, mostrando um aumento de 130%. Embora os efeitos do COVID-19 possam ter influenciado ao confinar mais pessoas nas suas casas, o Xbox Game Pass não deixa de trazer vantagens. Após juntarem-se ao serviço, os membros jogam mais 40%, e mais de 90% dos membros jogaram títulos que nunca testariam se não fosse pelo Game Pass.

Aparentemente, entre os mais populares temos os franchises Forza, Gears of WarHaloMinecraftNBA 2K e The Witcher, como dezenas de jogos de qualidade de estúdios indies. Entre os títulos mais populares estão também jogos para a família, com Kingdom Hearts III, Ori and the Will of the Wisps e Sea of Thieves a representar 30%.

Mais do que nunca, comprova-se que o departamento gaming da Microsoft lucra com os seus serviços que têm sido impecáveis a níveis de qualidade quer na sua estrutura, quer no conteúdo, providenciando assim um melhor investimento noutros componentes, como o hardware, estúdios e videojogos.

Não há votações ainda.

Vota neste artigo

Deixe uma resposta

Next Post

Ubisoft anuncia Assassin’s Creed Valhalla para o final do ano

Chega finalmente a estreia do primeiro trailer de Assassin’s Creed Valhalla, que parece trazer-nos um mundo brutal, cheio de guerras, quedas de reinos e muito mais na era dos Vikings. O jogo está previsto sair ainda este ano, sem data de lançamento apontada para o 4º trimestre, para a família […]