Com eventos e festivais habituais cancelados, chega o Summer Game Fest digital para unir os gamers em tempos de pandemia

Catarina Ferreira

Claramente é um ano difícil, com o cancelamento de eventos como a E3, San Diego Comic Con, e outros com versões digitais como a Gamescom. Novos tempos exigem novas medidas.

Em resposta à enorme desilusão por falta do conteúdo, actividades e festa a que estamos habituados no Verão, o criador dos The Game Awards, Geoff Keighley, anunciou esta sexta-feira que se uniu a diversos estúdios, publicadoras e outras empresas para trazer-nos o Summer Game Fest, um festival que visa unir a comunidade gamer com anúncios, demonstrações, videojogos, conteúdo de jogo e actividades pelo mundo inteiro, numa série de eventos digitais que terão lugar entre Maio e Agosto de 2020.

No início deste ano, Keighley retirou-se da E3 bem antes do evento ter sido cancelado devido à pandemia do COVID-19, por não se sentir “confortável” com os planos da ESA para o evento na altura. Parece que o jornalista e produtor planeava algo como o Summer Game Fest há algum tempo, segundo o que o mesmo afirmou ao Washington Post, mas os planos aceleraram nos últimos meses devido à pandemia e consequente cancelamento da grande maioria dos eventos. Os anúncios terão Geoff como anfitrião, e o festival terá a produção da iam8bit, empresa que saiu da organização da E3 quase tão depressa quanto entrou.

Ao contrário do esperado dos eventos que ainda prometem versão digital, Keighley promete que o Summer Game Fest irá permitir que os gamers possam experimentar jogos, mesmo que à distância e em confinamento. Semelhante ao festival de dois dias com demos na Steam durante os The Game Awards, a plataforma de jogos no PC e até a Xbox irão organizar algo semelhante.

Começaremos já com o próximo Inside Xbox, dia 7 de Maio às 16h00 no Mixer!

O primeiro evento que fará parte do Summer Game Fest é o já anunciado Inside Xbox de Maio, que conta com as primeiras demonstrações de gameplay na nova consola Xbox Series X, com o recém anunciado Assassin’s Creed Valhalla na lista. No dia em que estas notícias foram reveladas, a Xbox tinha também confirmado que os jogos dos Xbox Game Studios apenas seriam mostrados no Verão. Sendo assim podemos esperar que tudo faça parte do Summer Fest.

Outro evento já confirmado é a The Game Developers Conference, o primeiro evento de grande escala que foi cancelado no começo do ano. A conferência online terá lugar entre dia 4 e 6 de Agosto. A E3 terá também a sua presença digital.

Além do calendário que será revelado na próxima terça-feira, 5 de Maio, no site oficial, o Summer Game Fest contará com várias parcerias já confirmadas: 2K, Activision, Bandai Namco, Bethesda, Blizzard Entertainment, Bungie, CD Projekt Red, Digital Extremes, Electronic Arts, Microsoft e Xbox, Private Division, Riot Games, Sony, Square Enix e Warner Bros. Interactive Entertainment.

Também se diz que há males que vêm por bem, e quem sabe se teremos uma nova abordagem nos eventos de videojogos e cultura pop, a pensar também nos que ficam em casa por esse mundo todo? O que pensam desta nova iniciativa?

Não se esqueçam de seguir o site Summer Game Fest, no qual podem subscrever-se para não perderem as novidades!

Não há votações ainda.

Vota neste artigo

Deixe uma resposta

Next Post

Surgem as primeiras imagens de The Lord of the Rings: Gollum na nova geração

Com o Inside Xbox a chegar dia 7 de Maio com gameplay de videojogos na Xbox Series X, perguntamo-nos se Lord of the Rings: Gollum faz parte da lista, especialmente depois destas imagens!