2020 e o futuro dos Xbox PT Dummies

Catarina Ferreira

Olá Dummies,

Espero que tenham tido umas boas entradas neste novo ano e, se não tiver sido o caso, lembrem-se que em 1 ano muita coisa muda e a vida surpreende de formas muito boas, portanto, força!

 

Nos últimos meses, deverão ter reparado que temos diminuído a quantidade de conteúdo no site e redes sociais, feito menos Livestreams e, no geral, andado menos activos. Neste momento, há um conjunto de factores que têm contribuído para isso e, enquanto os tentamos resolver, a luta pelo regresso de uma Xbox em Portugal continua sempre em curso com sempre, não se preocupem!

 

Até agora, a equipa dos Xbox PT Dummies passou por períodos muito difíceis. Acreditamos veementemente nos nossos objectivos e temos feito o nosso melhor para ultrapassar todos os obstáculos que se colocam no caminho, encontrar as soluções mais indicadas para qualquer problema que surja e continuar a arranjar forças para remar contra a maré.

 

Infelizmente, como sempre explicámos, o nosso trabalho é voluntário e não remunerado. Todas as pessoas que fazem ou fizeram parte da equipa, nunca receberam um único cêntimo para criar, manter, suportar e apoiar um esforço que já tem mais de 2 anos (site). Já foram criados outros sites portugueses no passado, dedicados exclusivamente à Xbox, e por pessoas com o mesmo tipo de vontade e desafios. Estas, mais do que ninguém, saberão o que é estar deste lado.

Felizmente, temos muito em nosso favor. Sempre tentámos ter a clareza e cuidado em reconhecer isto e usar como uma ferramenta de crescimento não só para nós, mas como para o nosso país e até outras comunidades. Coisas simples como a existência de um grupo para fãs portugueses com regras que permitem um convívio saudável e respeitador, o facto de um de nós ter as condições necessárias para trabalhar voluntariamente nisto a tempo inteiro, o talento e vontade que cada um trouxe até agora ao grupo, a sorte incrível que tivemos ao deparar com a oportunidade de ir à E3 2018, conseguir contactos importantes, construir uma relação com vários membros da Xbox que não só agradecem o nosso trabalho, como nos levam seriamente.

Apesar de todas as dificuldades até agora, de bastantes momentos menos positivos, continuámos sempre a lutar e a reerguer.

 

Há assim algo de tão estranho ou errado em sonhar? Em acreditar? As coisas são difíceis. Nós sabemos disso. Mas até agora, conseguimos provar por várias vezes que nada é impossível. Há 2 anos atrás, algum de nós imaginava chegar tão longe? Eu, pelo menos, nunca pensei. Queríamos apenas mais apoio da Xbox e hoje somos pioneiros em tanto e inspiração para tantas comunidades e pessoas. Hoje as ambições chegam mais alto, os sonhos crescem cada vez mais! Se me virasse para os XPTD de há 2 anos e dissesse que iam conseguir fazer chegar a mensagem a algumas das pessoas mais importantes e responsáveis na Xbox, que o Aaron Greenberg, Chris Munson, e o próprio Phil Spencer saberiam quem somos e tivessem vontade de nos conhecer e estar connosco, quem acreditava? Chegar a pessoas por detrás da 343 Industries ou Ninja Theory. Criadores de conteúdo, PRs, fãs incríveis. Como? Quando? Não. Nunca imaginei sequer, e duvido que algum de nós o tivesse feito nessa altura. As coisas simplesmente… foram acontecendo, num misto de uma sorte desgraçada e um esforço diário sem medida.

 

Hoje estamos apenas cansados, e embora desejássemos tirar uns dias de férias, não temos possibilidades. De momento, temos falta de pessoal para escrever notícias. A internet que utilizamos não está a facilitar a nossa vida nos Livestreams e o pior que podemos fazer é entregar mau conteúdo. Por muito que adore trabalhar nisto, não tenho férias desde 2017, antes até do site ter nascido, e tenho trabalhado diariamente num investimento de tempo e muita paciência desde então.

Gostaria tanto de vos dizer mais, apenas não o faço por receio. Não quero desiludir uma carrada de pessoas sem necessidade. Não quero dar a entender a ninguém que conseguiremos, efectivamente, trazer a Xbox de volta. Só vos posso garantir que estamos a fazer os possíveis e impossíveis para que haja, pelo menos, alguma dignidade neste canto. Só sei que se fosse impensável, já nos teriam dito que nem pensavam no assunto. Andamos a tentar equilibrar-nos na corda bamba e medir cada passo que tomamos, para garantir que é na direcção certa. Qualquer investida, comentário, e-mail ou resposta é pensado cuidadosamente. Dar um passo em falso não significaria só a queda dos Dummies, mas poderia estragar tudo o que conquistámos em nome de Portugal. Indirectamente, somos a voz da maioria de vocês, e essa responsabilidade é tremenda. Só esse, é um peso enorme. Garantir que todas as queixas são ouvidas, explicar o que se passa de errado, apresentar soluções, são apenas a ponta do icebergue do que temos discutido.

Não há ninguém neste mundo mais ansioso por poder dar-vos algo credível e palpável do que nós. É tudo pelo qual temos trabalhado. O stress, pressão, responsabilidade e ansiedade acompanham-nos todos os dias. Não saber o futuro é assustador. Mas e se esse futuro estiver na nossa mão? E se for o que quisermos?

2020 é uma incógnita, mas posso prometer que haverá certezas. Sejam quais elas forem.

 

De resto, posso apenas lembrar-vos de uma coisa: somos um catalisador, sim, mas são vocês a base, são vocês o futuro. Sem o vosso apoio, sem a vossa força, sem a vossa fé num futuro melhor, não adianta remar.

No inquérito do Forms, houve 100 respostas com sugestões, queixas ou elogios que foram enviadas ao Aaron Greenberg. O chefe de marketing da Xbox já confirmou que recebeu os resultados, afirmou que foram úteis e agradeceu a nossa iniciativa em apresentar-lhe os vossos testemunhos. Um grande obrigado a TODOS os que responderam, fosse o que fosse que tivessem a dizer. Ficámos muito contentes com tanto feedback e no inquérito no geral!

Em breve, talvez tenhamos outras conclusões. Talvez não. Mas neste momento de espera, incerteza e tentativa de descanso, peço-vos a todos, cada um de vocês, que continuem a participar, que continuem a jogar, que mostrem quem somos, que mostrem o que queremos. E que perdoem esta fase de ausência geral. Como sempre, fazemos o nosso melhor. Vocês sabem disso e a Xbox também.

Precisamos da vossa ajuda. Pressionem-os também a conseguir respostas em breve. Está na hora!

 

Um grande obrigado, como sempre, especialmente nestes últimos dias, que nos surpreenderam imenso pela positiva.

 

Não deixem de acreditar. O pior já passou.

 

E se? 😉

4/5 (5)

Vota neste artigo

Deixe uma resposta

Next Post

Children of Morta, Gris e A Plague Tale: Innocence a caminho do Xbox Game Pass PC!

Normalmente os títulos a chegar ao serviço na beta do PC passam quase despercebidos, embora tenhamos sempre o cuidado de os destacar. Desta vez, apenas um destes jogos chega à consola também, com os outros dois a caminho do PC. Além de Tekken 7, Children of Morta chega hoje à […]